CEPTA / ACM RIO realiza 2° Workshop de Abelhas Nativas

Início/Eco/CEPTA / ACM RIO realiza 2° Workshop de Abelhas Nativas
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Em 21 de setembro a ACM RIO realizou um atividader com seus Associados na Unidade em Eco Agrocologia em Magé.

CEPTA / ACM RIO REALIZA 2° WORKSHOP DE ABELHAS NATIVAS

Magé tem a primeira mandala de pesquisa com abelhas sem ferrão, inaugurada no II Workshop sobre abelhas nativas, realizada no Cepta (Centro de Ensino, Pesquisa e Treinamento em Agroecologia), nesta quinta-feira (21). Um importante instrumento para potencializar e beneficiar a agricultura no município.

A inauguração da Mandala de Pesquisa com Abelhas Nativas foi a principal atividade do workshop, que também contou com o plantio de mudas, em comemoração ao ‘Dia da Árvore’. Carlos Ivan, presidente da AME-RIO, explicou o funcionamento da mandala: “Nós entramos com algumas caixas de abelhas, o Cepta com outras e a gente vai multiplicar os enxames. Nosso objetivo é divulgar a criação das abelhas sem ferrão para os agricultores da região e promover cursos”.

O vice-prefeito, Vandro Família, parabenizou o prefeito Rafael Tubarão pelo suporte dado para a Secretaria de Agricultura Sustentável. “Fico feliz quando realizamos um trabalho importante como esse. Quero agradecer também ao secretário Miro Amorim, que tem desempenhado um excelente trabalho com sua equipe. Esse será o primeiro de muitos”, complementa.

As abelhas sem ferrão são responsáveis por 90% da polinização da Mata Atlântica. Elas polinizam com mais eficiência, e por isso aumenta e melhora a produção de frutas e sementes. “Esse projeto era um sonho e conseguimos realizá-lo. Muitas pessoas não conhecem a importância dessas abelhas sem ferrão dentro da nossa agricultura. Elas vão ajudar na melhora da produção.
Quero agradecer ao prefeito Rafael Tubarão por acreditar neste projeto e a todos os secretários envolvidos, contou Miro Amorim, secretário de Agricultura Sustentável.

A Associação Cristã de Moços (ACM), parceira do Cepta, mandou uma representação para inauguração da mandala. “a ACM cedeu o terreno ao lado, de 31 mil hectares, onde vamos fazer pesquisas. Estamos concretizando essa parceria com o Cepta, inaugurando a mandala no terreno da ACM”, explicou Juliana, secretária executiva da associação.

Em comemoração ao Dia da Árvore, foram plantadas algumas mudas de Mirindiba, árvore lendária do município, em volta da mandala. Também participaram na cerimônia, os secretários: Monique Tavares (Fazenda), Fabrício Gaspar (Governo), Alessandro Pacheco (Obras), Crézio Santiago (Serviços Públicos) e Wagner Rosa (Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade); e os vereadores Paulo Roberto Portugal e João Victor Família, presidente da Comissão de Agricultura na Câmara.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
2017-09-25T18:20:57+00:00 setembro 25th, 2017|Eco|0 Comentários
Translate »